Prevenção de golpes de ponte
Não existe um método totalmente eficaz para evitar que um vendedor se envolva em um golpe de ponte. No entanto, além de seguir as dicas mencionadas anteriormente para prevenir golpes, existem outras medidas que você, como vendedor, pode tomar para reduzir o risco, incluindo:
-
Se você deseja fazer uma venda grande de Satoshis, é preferível dividi-la em várias vendas menores, a menos que o comprador tenha um bom histórico de transações com você e sempre utilize a mesma conta bancária.
-
Se uma oferta de compra parece ser muito boa para ser verdade, tenha cuidado, pois pode ser um golpe.
-
Em métodos de pagamento fiat que permitem adicionar comentários ao envio, você pode pedir ao comprador que escreva uma frase específica que você forneça naquele momento, como "Estou comprando uma laranja". Dessa forma, se ele for um golpista, teria que pedir à vítima que escrevesse esse comentário para enviar o dinheiro fiat, o que poderia levantar suspeitas de que se trata de um golpe, já que é muito provável que a compra não envolva uma laranja.
Essa frase pode ser substituída por um código numérico ou outra mensagem que você considere apropriada para evitar golpes. Outra abordagem, menos recomendada devido a preocupações com privacidade, seria pedir que a frase fosse: "Este pagamento é para a compra de X Satoshis no @lnp2pbot com o ID do pedido: Y".
-
Alguns métodos de pagamento fiat não permitem adicionar comentários, mas revelam os números de telefone de ambas as partes. Nessas situações, você também pode solicitar ao comprador, antes de liberar os Satoshis, que envie uma mensagem SMS de um número que corresponda ao número fornecido para o pagamento fiat, contendo uma das mensagens mencionadas anteriormente ou mensagens semelhantes. Outra opção poderia ser fazer ou receber uma chamada telefônica e falar diretamente para confirmar que não há terceiros envolvidos no pagamento fiat.
-
Outra opção, não muito recomendada se você não quiser violar a privacidade do comprador, é solicitar uma videochamada no Telegram em que ele mostre que possui o cartão de onde o dinheiro foi enviado, embora não seja necessário mostrar o rosto para isso.
Lembre-se de que, se você não se sentir confortável com uma transação, pode realizar um cancelamento cooperativo com /cancel
e devolver o dinheiro fiat para a mesma conta de onde foi enviado. Se a outra parte não quiser colaborar, você deve abrir uma disputa com /dispute
e aguardar que um solucionador resolva o caso.
As medidas preventivas mencionadas aqui podem não ser aplicáveis a todos os métodos de pagamento fiat. Se você conhecer outras medidas, por favor, compartilhe-as e contribua para evitar golpes.