Tentativas de golpes

Tentativas de golpes usando o bot não são frequentes, mas, como qualquer troca descentralizada peer-to-peer (P2P) sem KYC, não está isenta delas. Para evitar ser vítima de golpes, devemos agir com cautela, estar atentos a comportamentos suspeitos e, diante de qualquer dúvida, cancelar a operação ou abrir uma disputa.

Possíveis golpes:

  • Um golpista que deseja comprar Satoshis pode usar o comando /fiatsent para indicar que enviou o dinheiro fiat quando na realidade não o fez, fazendo com que o vendedor confie em sua palavra e libere os Satoshis sem verificar se realmente recebeu o dinheiro fiat. É muito importante que o vendedor verifique se recebeu o dinheiro fiat antes de acionar o comando /release, mesmo se o comprador enviar uma imagem como prova de pagamento, pois essa imagem poderia estar manipulada.

  • Alguns métodos de pagamento fiat são reversíveis, como o PayPal, o que pode ser aproveitado por um golpista para comprar Satoshis e depois reverter o envio do dinheiro fiat. Recomendamos o uso apenas de métodos de pagamento irreversíveis para evitar esse tipo de golpe.

  • Para promover o uso descentralizado do bot, existe a opção de qualquer usuário criar uma comunidade. Apesar dos excelentes resultados, há a possibilidade de que um golpista crie uma comunidade na qual ele seja o Solucionador e tome decisões em disputas fraudulentas, em cumplicidade com outros golpistas ou até mesmo fazendo parte das operações. No entanto, esse tipo de golpe teria curta duração, pois o golpista seria rapidamente descoberto, a reputação da comunidade seria afetada, juntamente com a perda de usuários e a proibição dos golpistas. É aconselhável antes de usar uma comunidade, informar-se sobre quem é o criador e os Solucionadores, se eles têm grupos em comum com você e se têm boa reputação em geral. Além disso, leve em consideração o volume de negociação do grupo, sua antiguidade, quantos usuários possui e verifique se eles são reais e não bots.

  • Um vendedor golpista pode aproveitar o fato de que as faturas retidas no @lnp2pbot têm um prazo de validade de aproximadamente 23 horas e não acionar o comando /release para liberar os Satoshis, apesar de ter recebido o dinheiro fiat do comprador. Em vez disso, ele deixa o tempo passar com desculpas ou até mesmo pode se desconectar, com o objetivo de que a fatura expire e os Satoshis sejam devolvidos a ele, além de ficar com o dinheiro fiat, sem que o bot ou algum Solucionador possa fazer algo a respeito. Para evitar essa situação, é importante que, se você estiver comprando Satoshis, utilize um método de pagamento instantâneo e que, uma vez pago sua parte, não espere muito tempo para cobrar o vendedor. Se ele não liberar os Satoshis e não responder em algumas horas, você deve abrir uma disputa. Nunca espere até que o prazo da disputa esteja próximo de expirar, pois é possível que o Solucionador não consiga resolvê-la antes que ela expire e os Satoshis sejam devolvidos ao vendedor.

  • Outra forma de atuação de alguns golpistas é realizar várias operações dentro do bot para estabelecer relações com outros usuários e, em seguida, contatá-los em particular para convencê-los a realizar operações fora do bot. Isso é arriscado porque nada garante que eles cumprirão com sua parte. Recomendamos não realizar trocas fora do bot, mesmo que as ofertas pareçam tentadoras. Você pode pedir que, para maior segurança de ambas as partes, as trocas sejam realizadas usando @lnp2pbot.